Quem Somos

Quem Somos

HISTÓRIA

Como tudo começou?

Bem, toda narrativa tem um início e a nossa começa no encontro entre duas profissionais em sua formação em terapia de casal e família.
A conversa girava em torno de dividir o espaço de consultório: uma procurava uma parceira, outra, um espaço. E ambas acabamos encontrando o que buscávamos: dividir os horários num consultório comum. Este episódio trivial deu início a uma gostosa amizade. Muitas conversas depois e a constatação de ideais comuns nos levou a pensar em compartilhar nossas experiências profissionais e nosso conhecimento. Surge então a idéia de um curso para profissionais, aproveitando um espaço educacional já existente: o Colégio Winnicott.
Partilhávamos do desejo de ter um Instituto que formasse profissionais com o olhar voltado para a  Família, mas que estivesse também ligado às questões da Escola, uma vez que esta área profissional era comum a ambas.
Assim, Maria Genoveva Armelin e eu, Elizabeth Polity, resolvemos iniciar o CEOAFE.
O nome representa o eixo temático ao qual o Instituto se propõe a dar ênfase: Centro de Orientação e Aconselhamento Família- Escola.
A princípio o curso começou com um ano de duração na modalidade  de extensão cultural. Depois, a pedido dos próprios alunos e vindo ao encontro do desejo das coordenadoras, fomos ampliando para quatro anos (hoje, são três anos, com 500h/aula, como recomenda a ABRATEF), aí então, visando a Formação em Terapia Familiar. Depois de completado um ciclo, pedimos o reconhecimento do curso junto à APTF e à ABRATEF, obtendo-o em maio de 2008.

Ambas as coordenadoras, Maria Genoveva Armelin e Elizabeth Polity são  Terapeutas de  Família e cada qual fez suas especializações em diferentes áreas de suas escolhas: Maria Genoveva especializou-se em Dependência Química, na França, Transtornos dos Impulsos no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas/FMUSP e Psicodrama aplicado à Terapia de Casal, Instituto J.L. Moreno/SP.
Elizabeth Polity é Pedagoga, Psicopedagoga, tem formação em Psicanálise, é Mestre em Educação e Doutora em Psicologia, alem de Diretora do Colégio Winnicott. Ex-Presidente da APTF, já tendo sido coordenadora do Conselho Deliberativo e Científico – CDC da ABRTEF. Autora de diversos livros na área, dentre eles,  um recém lançado em co-autoria com profissionais de todo Brasil, sobre “A Ética na Formação do Terapeuta Familiar” (org. Laurice Levy, Ed. Roco, 2009)

Maria Genoveva Armelin afastou-se em 2013 e Andréia Balestrero assumiu a coordenação, o que veio agregar seu dinamismo aos profissionais do CEOAFE.

Desde seu início tivemos a inestimável colaboração de muitos colegas, entre eles: David Bogomoletz, Maria Cecília Gasparian, Rosana Galina, Maria Luiza P. Munhoz, Ercílio Gonçalves, Lis Verônica, Eliana Lino Chaves, além de outros que nos prestigiaram com excelentes trabalhos, como Gilda F. Montoro,  Soraya Gazal e Wilson Barros.
O CEOAFE tem muito orgulho de nossa alunos, hoje colegas, que representam tão bem a Terapia Familiar do Brasil.

NOSSA MISSÃO:

Promoção de cursos para profissionais graduados em áreas de saúde, educação, serviço social e outras áreas, cujo trabalho esteja ligado à clínica e às áreas das relações indivíduo-família-sociedade..

Promoção gratuita da saúde psíquica com bases nos princípios da ética, da paz e da cidadania, por meio da prestação de serviços de assistência social.

Elaboração de estudos e pesquisas ligados às áreas de saúde pública e mental.